Sobre o Grupo
O Grupo de Profissionais Negros na Indústria Criativa é um coletivo criado para representar os profissionais negros nas atividades da Indústria Criativa no Rio Grande do Sul.
Nosso objetivo é proporcionar a visibilidade e o protagonismo para os profissionais negros gaúchos, fomentando o diálogo sobre a diversidade étnico-racial no segmento da Indústria Criativa.
Queremos ser um mecanismo capaz articular ações e/ou políticas geradoras de desenvolvimento e de atuação profissional e ser um intermediário para discutir com o mercado oportunidades, dificuldades e necessidades dos nossos profissionais no RS.
Por que Nascemos?
De acordo com o estudo Diversidade como Alavanca de Performance da McKinsey & Company, empresas que investem em diversidade de gênero melhoram em 21% sua performance na comparação com empresas que não investem. Já empresas que investem em diversidade étnico-racial apresentam performance superior em 33%. O assunto é tão importante que é o objetivo 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Pesquisadores em Indústria Criativa salientam que as equipes polivalentes – que incluem e dão igualdade de oportunidade a pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiências e LGBTs – são essenciais ao modo de produção nas indústrias criativas. A diversidade influencia a criatividade do grupo, que é elemento central para a produção de produtos e serviços.
A qualificação da Indústria Criativa passa por mais investimento em diversidade e em profissionais que apresentem variadas e distintas vivências, competências e especialidades. Entender a relevância da diversidade permite alcançar um melhor cumprimento das ações, por meio do envolvimento de múltiplos conhecimentos e habilidades, a fim de gerar projetos mais dialógicos e isentos de quaisquer tipos de constrangimento e ofensa a consumidores, grupos ou culturas.
No Rio Grande do Sul o tema é ainda mais latente, pois a população negra é minoria e há uma histórica valorização da colonização europeia no Estado em detrimento de outros povos e contribuições. Essa cultura de apagamento se reflete na ausência de negros em muitos espaços, especialmente os de decisão, gerando, consequentemente, a falta de inclusão e representatividade dos profissionais negros nos locais de produção de produtos criativos que impactam o mercado, os consumidores e as consumidoras gaúchas.
Como Atuamos
Promoção da equidade racial
Apoio na construção de jornadas de inserção profissional com foco na diversidade étnico-racial.
Formações e capacitações
Formações e capacitações que auxiliem os profissionais negros no desenvolvimento de competências técnicas exigidas pelo mercado.
Conscientização
Debates e diálogo com a comunidade e o mercado sobre a importância da pauta da diversidade étnico-racial nas atividades da Indústria Criativa.
Networking
Gerar aproximação com o mercado e entre os profissionais negros nas áreas da Indústria Criativa, possibilitando trocas e conexões positivas.
Produção de conhecimento e capital intelectual no segmento da Indústria Criativa do RS
Criação de artigos e pesquisas que fomentem a discussão da temática étnico-racial no segmento. Exposição e potencialização de produtos criativos produzidos por profissionais negros.